Gustavo Henriques e Marta Bartolomeu refletem sobre um mandato transformador.
Ao completar um ano e meio de mandato, Gustavo Henriques, vice-presidente da Associação Académica da Universidade Autónoma de Lisboa (AAUAL), e Marta Bartolomeu, secretária-geral, discutem as mudanças significativas realizadas sob a sua liderança.
"Quando assumimos a direção da AAUAL, praticamente começámos do zero. Herdámos pouco dinheiro, do pouco que herdamos mais de metade foi utilizado para pagar dívidas anteriores…foi como se estivéssemos num quarto escuro, onde íamos apalpando para entender o que tínhamos à nossa volta," recorda Gustavo Henriques.
Alicerçam o mandato em três grandes pilares: rebranding da imagem, a aproximação da associação aos alunos e a criação de uma base sustentável para futuras direções.
"Precisávamos de uma imagem apelativa, profissional e atualizada, capaz de criar uma boa impressão à primeira vista(…)Criámos um website, algo que antes não existia e reforçámos a nossa presença nas redes sociais através de uma comunidade no WhatsApp, Instagram, AAUAL News e AAUAL Magazine.”
Antigo Logotipo da AAUAL
A aproximação aos alunos foi uma prioridade, priorizaram o sentimento de pertença por parte dos estudantes, fazendo-os sentir como parte ativa da AAUAL. Para isso criaram um estratégia de comunicação capaz de chegar a todos, adaptada ao meio onde estão inseridos.
Além disso, a equipa trabalhou arduamente para deixar uma base sólida para as futuras direções.
“Não nos deixaram uma base estável, mas conseguimos criar condições para que a próxima direção possa lançar projetos ainda maiores e mais impactantes(…)Agora temos contabilidade organizada e apresentamos as contas semestralmente”, afirmou Marta.
Entre as melhorias notáveis, destaca-se a criação de uma app, desenvolvida pelo Pedro Sarmento, membro da AAUAL, que facilita a gestão financeira e logística da associação. Os membros podem carregar despesas diretamente na app, app esta que também gere os stocks do merchandising e dos equipamentos do desporto. Trata também da comunicação entre departamentos.
APP AAUAL
Nos processos de melhoria da associação estão incluídas medidas significativas. No desporto universitário foi feito um rebranding total da imagem e desenvolvidos novos equipamentos, passou a existir também um desconto de 10% nas propinas para os atletas. Foi introduzida novamente a mítica “Chamada ao Pátio”, também coordenada pelo Pedro Sarmento (Diretor do Departamento Recreativo) que havia sido proibida anteriormente.
“Foi um grande esforço garantir a segurança e organização destes eventos, mas a resposta dos estudantes foi incrível”
Festa “Chamada Ao Pátio”
A AAUAL também organizou uma feira de emprego, proporcionando oportunidades valiosas de contacto direto com empregadores.
“Queremos preparar os nossos membros para o mercado de trabalho e esta feira foi essencial nesse sentido(…) Foi a primeira e não será a última”, salientou Marta.
A vertente de voluntariado ganhou destaque com a criação da “AAUAL Social”, liderada pela diretora Patrícia Encarnação.
“Agora temos uma imagem clara e definida para as nossas ações de voluntariado, que têm tido uma adesão crescente,” disse Gustavo.
Mockup T-Shirts AAUAL Social
A responsabilidade do evento “Traçar da Capa” passou oficialmente para a AAUAL, apresentado assim pela primeira vez com um formato diferente.
“É um evento que tem de fazer sentido para os estudantes e para os seus familiares, logo é necessário criar uma mensagem, criar um história, um “ritual”, de forma a ficar marcado como o momento em que trajaram pela primeira vez”, afirmou Marta.
Evento “Traçar da Capa”
A direção da AAUAL salienta ainda que em nada o “Traçar da Capa” substitui qualquer tradição académica. O Traçar da Capa é um evento que vem trazer a possibilidade aos estudantes que não se identificam com as tradições académicas de trajarem corretamente, segundo o código do traje da UAL que foi estabelecido juntamente com as tradições académicas de forma a uniformizar o uso do mesmo e a respeitar a sua tradição.
Os desafios diários incluíram momentos memoráveis, engraçados e intensos.
“Nunca esqueceremos as noites em que, às 3h da manhã, estávamos a furar paredes para terminar as obras(…)Nem sequer sabíamos como se metia chão, mas metemos, está lá colado e não sairá tão cedo”, brinca.
“Não tínhamos dinheiro para gastar em mesas, mas isso nunca era um problema, nada que uma tinta não resolvesse”, termina Gustavo.
Todas as obras foram realizadas pelos próprios membros da associação, demonstrando um verdadeiro espírito de equipa.
Após estabilizar os processos internos, a AAUAL está agora focada em melhorar a experiência dos alunos na universidade.
“Estamos mais unidos do que nunca. Cada membro deu o seu melhor, e é isso que nos motiva a continuar a trabalhar em prol de todos”, concluiu Marta.
A AAUAL está também a preparar o lançamento da sua página de Alojamentos, página está que servirá de apoio aos alunos deslocados, de forma a facilitar o processo de procura de habitação.
A AAUAL segue em frente com uma nova energia e muitas conquistas, deixando uma base sustentável e sólida que permitirá à próxima direção realizar projetos ainda mais grandiosos e poderosos.
Comments